quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Hard Enduro?


HARD ENDURO - A modalidade off road que mais cresce no Brasil.
 O HARD ENDURO é a modalidade OFF ROAD de maior crescimento em todo o mundo, no Brasil não é diferente. Criado na Europa central, mais precisamente na Romênia, a modalidade exige dos pilotos habilidades do TRIAL, resistência física, velocidade e muita estratégia. Uma das principais provas no mundo é o RED BULL ROMANIACS, realizado na cidade de SIBIÚ na Romênia. Prova que exige dos pilotos, além de tudo que já foi acima descrito, muita superação.
Para completar essa prova a maioria dos pilotos enfrentam mais do que trilhas difíceis, enfrentam seus próprios limites, físicos e também psicológicos. Por ser um país com os mais diferenciados tipos de terrenos, o Brasil vem se tornando palco de grandes competições de HARD ENDURO, um exemplo é o RED BULL MINAS RIDERS, prova q abriu o circuito mundial de HARD ENDURO por dois anos consecutivos. As provas de HARD ENDURO sempre seguem um formato padrão, que sofre algumas alterações de acordo com as especificidades de cada país, estado ou região.
Mesmo com isso um cronograma "tronco" é mantido, sendo:

 1° dia PRÓLOGO - o formato do prólogo é definido em regulamento complementar pelo organizador de cada etapa, sempre seguindo as diretrizes do regulamento geral. O prólogo pode ser disputado em pista com obstáculos artificiais, em um trecho de trilhas ou até mesmo um misto das duas opções, podendo:
- Apenas definir as posições de largada para o 2° dia;
- Contar tempo e ser acumulado para o 2° dia;
- Penalizar em tempo pré-definidos os pilotos de acordo com suas posições de classificação.
Por exemplo:
o 1° colocado – 0 minuto
o 2° colocado – 1 minuto
o 3° colocado – 2 minutos
o 4° colocado – 3 minutos
o 5° colocado – 4 minutos
o 6° colocado em diante – 5 minutos
Observação: o formato de largada do prólogo é definido pelo organizador em regulamento complementar publicado a cada etapa. Podendo ser: - Estilo MotoCross – pilotos alinhados com motos ligadas; - Estilo Cross Country – pilotos alinhados com motos desligadas; - Largar de 1 em 1 cronometrando o tempo de cada piloto.

 2° dia PROVA PRINCIPAL - as trilhas do HARD ENDURO têm por características baixa quilometragem, mas de grande exigência física dos pilotos. O percurso pode ser em vários formatos: provas "em linha" ou até mesmo um circuito, sendo uma ou mais voltas no trajeto definido. As trilhas devem estar todas sinalizadas com bump's e placas, além disso, é disponibilizado aos pilotos um TRACK de navegação, que auxilia o piloto na navegação. A obrigatoriedade do uso do GPS de navegação é definida em regulamento complementar pelo organizador de cada etapa. Essa obrigatoriedade pode ser para todas as categorias ou apenas para algumas delas definidas no regulamento complementar.

 A prova pode ser dividida em 4 níveis de trilha, sendo eles:
GOLD + TRIAL
SILVER
BRONZE + NACIONAL
IRON
Essa divisão segue um padrão internacional de nomenclatura, por isso o inglês.
- GOLD - Voltada para pilotos com nível técnico e físico profissional.
 - TRIAL - Voltada para motocicletas de TRIAL e similares com nível técnico e físico avançado.
 - SILVER - Voltada para pilotos com nível técnico e físico avançado.
 - BRONZE - Voltada para pilotos com nível técnico e físico médio.
 - NACIONAL - Voltada para motocicletas nacionais abaixo de 28 CV refrigeradas a ar, com nível técnico e físico médio.
 - IRON - Voltada para pilotos com nível técnico e físico básico.

 Um dos lemas do HARD ENDURO é: "quanto pior, melhor", então, completar a prova já é uma grande vitória para a maioria dos competidores. Fica o convite a você PILOTO e/ou TRILHEIRO de fim de semana, venha se desafiar.
SE FOSSE PARA SER FÁCIL, NÃO SERIA HARD! BOA PROVA A TODOS!

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